Salvatore Ferragamo foi um gênio que mudou para sempre a forma como os calçados passaram a ser confeccionados e vistos. Muito precoce e ainda na primeira infância vai trabalhar com o sapateiro de sua pequena cidade natal, Bonito. Em suas próprias palavras na autobiografia Sapateiro de Sonhos, conta que a profissão era vista como a mais humilde de todas as ocupações, e mesmo as famílias pobres como a dele não desejavam ver os filhos praticando esse ofício.
Tudo começa quando suas irmãs mais novas vão fazer a primeira comunhão e não têm sapatos novos. Salvatore passa a noite anterior à cerimônia fazendo os dois pares de sapatos para as irmãs. Seu pai ouve o barulho das batidas do martelo e vai olhar o que está acontecendo. Vê seu filho trabalhando na confecção dos sapatos, e naquele momento decide que dará a permissão para que ele siga nessa profissão.
Com a bênção do pai ele continua trabalhando com o sapateiro local e evolui rapidamente no ofício. Aos dez anos seu pai morre e Salvatore decide ir para Nápoles, continuando seu aprendizado. Consegue emprego como aprendiz em uma sapataria-boutique. Pergunta ao seu mestre quanto tempo demoraria para aprender a tirar as medidas dos pés e confeccionar sapatos finos. O mestre responde que muitos longos anos! Para um gênio como Ferragamo, ao final de um ano já havia aprendido tudo.
Retorna para Bonito em 1912 e decide abrir sua primeira loja nos moldes daquela de Nápoles. Consegue que dois tios o ajudem financeiramente, e no corredor de entrada de sua casa coloca as prateleiras e começa a trabalhar. Contrata ajudantes e aos poucos a equipe começa a crescer, sempre com funcionários mais velhos que ele.
Em 1915 percebe que Bonito ficara pequeno para sua produção e novamente se muda para Nova York onde já moravam e trabalhavam seus irmãos mais velhos. Um dos irmãos era empregado em uma fábrica de calçados, e leva Salvatore para trabalhar nela. O adolescente que já dominava a arte fica horrorizado ao ver os sapatos sendo feitos em massa, desconfortáveis e pouco elegantes. Decide abrir sua oficina.
Nessa época o cinema mudo estava em alta e ele consegue ser contratado para fazer os sapatos dos atores e atrizes. Feitos sob medida são extremamente confortáveis, e com sua veia artística e bom gosto produz calçados diferentes e bonitos. O sucesso e reconhecimento chegam e ele consegue êxito através de seu trabalho e determinação.
O design para as atrizes era de acordo com a personagem, e como contratado do estúdio colabora também com outras ideias. Salvatore Ferragamo era um artista talentoso. Sua clientela se expande, as atrizes e atores famosos o procuram e pagam caro para ter criações exclusivas. Foi ele que criou o salto plataforma, sempre preocupado com o conforto e leveza dos sapatos. Pensava neles como “vestimentas para os pés”.
Ferragamo ainda vai quebrar financeiramente, retornar à Itália, novamente se reerguer e definitivamente escrever seu nome na história da indústria do calçado. Além do salto plataforma usou materiais inusitados em suas criações: cortiça, tecidos, fios de nylon, fios de aço, salto em F e outras verdadeiras obras de arte.
Ao explicar seu trabalho e sucesso, diz: – “Eu não havia seguido nenhum mestre. Não havia seguido nenhuma escola. Onde aprendi tudo que sei? Eu tinha uma visão clara de que meu trabalho já havia sido feito antes. Eu havia feito. Onde? Eu não sei. Mas tudo que eu tinha feito desde garoto foi um trabalho que voltou para mim. Tudo que preciso fazer enquanto trabalho é me sentar e relembrar o que eu sabia sobre esse trabalho, e repeti-lo.”
Olhando seu Mapa Natal vemos esse Sol em Gêmeos, em conjunção com Netuno e Plutão. O Sol rege sua Casa 2, dos valores pessoais. Netuno rege a Casa 9, da divulgação, do sucesso no exterior. Plutão rege a Casa 5, da criatividade e criações originais com reaproveitamento de materiais inusitados, onde vemos um Urano e Saturno. Essas configurações traduzem bem os seus dons artísticos, a determinação e essa explicação que ele dá para o sucesso, dizendo bem claramente que trouxe em sua alma o conhecimento.
Frases de Salvatore Ferragamo:
“Elegância e conforto não são incompatíveis, e quem afirmar o contrário simplesmente não sabe do que está falando”
Frase que reflete Vênus em Câncer na Casa 12, regente da Casa 11. São os projetos inspirados priorizando beleza e conforto.
“Não há limite para a beleza, nem ponto de saturação no design, nem fim para o material.”
Frase que reflete novamente Vênus-beleza, Plutão-material e Urano-design.
“Sou abençoado ou amaldiçoado, dependendo de como você encara as coisas, com um espírito incuravelmente inquieto e a capacidade de trabalhar duro.”
Frase que reflete Saturno e Urano na Casa 5, onde o prazer vem da determinação e criatividade. Sol, Netuno e Plutão, a entrega ao sonho e a capacidade de se reinventar e reerguer. Marte elevado e domiciliado no Meio do Céu, em trígono com a Lua sagitariana na Casa 6.
Fonte: Salvatore: Shoemaker of Dreams – documentário de Luca Guadagnino – Prime Video